A Páscoa é caminho de esperança e de renovação.
É tempo para acreditarmos, num futuro feliz orientado pelos valores cristãos.
Celebrar a Páscoa é enchermos os nossos corações de uma vida nova, é um novo caminhar que fortaleça cada um de nós, individual e coletivamente.
Esta época de celebração, libertação, paz e comunhão é oportunidade para praticarmos o bem e evidenciarmos coragem e amor.
Sintamos a confiança e a fé num mundo melhor e que a mensagem da Páscoa nos inspire na luz, na esperança viva, na força e na partilha com quem sofre e necessita de ajuda.
É nestes gestos de fraternidade, de serviço e de doação que Jesus se manifesta, transforma e renova cada um de nós para construirmos um mundo melhor e repleto de paz.
Desejo a todos os oliveirenses uma Feliz Páscoa.
Joaquim Jorge Ferreira
Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
Tomás Costa nasceu em Santiago de Riba Ul a 25 de Fevereiro de 1860. Aos 7 anos de idade deu entrada no colégio de órfãos do Porto onde se manteve até completar 14 anos. Nessa data, como tantos jovens da sua geração embarcou para o Brasil, com o objectivo de ali desenvolver uma carreira na actividade comercial. Porém, dois anos mais tarde, em 1876, regressou a Portugal. Nessa altura, conseguiu um lugar na Companhia Aurífera e posteriormente na joalharia de F. Moutinho de Souza (Sucessores). Em 1880, ao completar 20 anos, a sua vida começa a aproximar-se do mundo artístico. Profissionalmente, consegue um lugar de desenhador na Repartição Distrital de Obras Públicas do Porto. Mas o facto mais significativo que marca essa data é a sua inscrição como sócio efectivo do Centro Artístico Portuense que o levará ao convívio com Soares dos Reis e Marques Oliveira.
ver mais